O Cordeiro Pascal e o Cordeiro da Nova Aliança – Êxodo 12:1-14; 23-31

A Páscoa = Pessach do Hebraico. Significa muito para o povo de Israel. É um memorial da sua libertação da escravidão do Egito em 14 de Nissan (Início 26 abril) no ano aproximado de 1280 a.C. É estatuto perpétuo a ser lembrado em Israel de geração em geração.

Assim diz Êxodo 12:24-27 “Portanto guardareis isto por estatuto para vós e para vossos filhos, para sempre. 25 Quando, pois, tiverdes entrado na terra que o SENHOR vos dará, como tem prometido, guardareis este culto. 26 E quando vossos filhos vos perguntarem: Que quereis dizer com este culto? 27 Respondereis: Este é o sacrifício da páscoa do SENHOR, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios, e livrou as nossas casas.” Quando DEUS ordenou a celebração da Páscoa o Egito estava sob condenação.

Mas, não somente o Egito pois, não bastava a pessoa dizer: – Eu sou judeu e estou livre da condenação! Isso seria um engano mortal. Pois, DEUS disse que somente os protegidos pelo sangue do cordeiro não morreriam. O sangue do Cordeiro Pascal foi aspergido sobre as portas dos hebreus para que a morte não entrasse é o que diz Êxodo 12:13,“Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo EU o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando EU ferir a terra do Egito.”

A casa não coberta com o sangue do cordeiro, morreria todos os primogênitos, (vv.12,29,30). Porém, os judeus foram salvos porque confiaram na Palavra de DEUS e no sangue do cordeiro. Isso é o que diz Êxodo 12:28 “E foram os filhos de Israel, e fizeram isso; como o SENHOR ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram.” A celebração da Páscoa é dos Judeus, mas morte do cordeiro pascal (Êxodo 12:5) tinha um alcance além das fronteiras de Israel, porque apontava para crucificação de JESUS o Cordeiro de DEUS pelos pecados de toda a humanidade, Isaías 53:7 “ELE foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca.”

Hoje, a Ceia do SENHOR substitui a Páscoa pois, a Ceia aponta para a morte de CRISTO. O Seu sangue nos limpa do pecado. João 1:29 diz que “CRISTO é o Cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo.” Sendo CRISTO a nossa Páscoa conforme 1 Cor. 5:7-8, “Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque CRISTO, nossa páscoa, já foi sacrificado. 8 Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.” O grande problema da humanidade é negar a realidade do pecado. Alguns alegam que não pecam como os outros e que só fazem o bem.

Mas, a Bíblia declara que todos estão sob a condenação do pecado, “Todos pecaram e carecem da glória de DEUS”. (Rom. 3:23). Só pelo sangue de JESUS podemos ser salvos. Rom 6:23 diz, “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de DEUS é a vida eterna por CRISTO JESUS.” Outros dizem que toda religião é boa, 1. RELIGIÃO NÃO SALVA: É um erro confiar em religiões, porque a Bíblia avisa que sem derramamento de sangue não há remissão de pecados, “Quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.” (Heb 9:22) Certamente, havia gente boa no Egito. . . Pessoas que se simpatizavam com Israel, mas bondade não pôde salvar-lhes. Somente o sangue de cordeiros poderia cobrir seus pecados. . . “O que importa é ser sincero”, afirmam outros. 2. SINCERIDADE NÃO SALVA. . . É bom ser sincero!

Mas, se você ainda não foi lavado no sangue de CRISTO você não está salvo! Você precisa o sangue de CRISTO para escapar da condenação eterna. . . É tudo uma questão de fé! Ou a pessoa crê na mensagem do Evangelho que só o sangue de CRISTO purifica do pecado, ou irá para o inferno. Naquela noite da páscoa no Egito não bastava ser filho de judeu. Precisava ter o sangue do cordeiro sobre a porta da sua casa. Hoje também não adianta ser filho de crente e ter sido criado na Igreja. . . Mas, obedecer a Palavra de DEUS e crer em JESUS CRISTO e recebe-Lo como ÚNICO SENHOR e Salvador, assim diz João 3:36, “ Quem crê no FILHO tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao FILHO não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de DEUS.”

Muitos confiam em praticar o bem. . . 3. BOAS OBRAS NÃO SALVAM. . . Efésios 2:8-9 diz, “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de DEUS; 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Somos salvos pelo sangue de CRISTO, não pelas boas obras. A Igreja de CRISTO foi comprada com o sangue vertido na cruz. Tudo o mais é engano de Satanás. Hoje a Igreja de CRISTO celebrará mais uma vez a Ceia da Nova aliança. . . “A Ceia do SENHOR” a qual nos lembra que o sangue de JESUS nos livra da condenação do pecado e da morte eterna. Assim disse JESUS em Mateus 26:28, “Pois isto é o Meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.”

A Ceia do SENHOR é um convite para todos crerem no poder do sangue de CRISTO. Se você não está coberto pelo sangue de CRISTO você está sob a condenação dos seus pecados. Por isso é Urgente que você se arrependa dos pecados, peça perdão a DEUS e receba a CRISTO como SALVADOR e SENHOR de sua vida. A decisão é sua! Só você pode fazê-la e da sua decisão depende o destino da sua alma na eternidade.

Aceite a CRISTO como seu Salvador e SENHOR e terá a vida eterna. E, então, salvo por CRISTO você também poderá participar da Ceia do SENHOR como um remido dos pecados pelo sangue de CRISTO, o Cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo. E aos que são novas criaturas, aos remidos fica aqui o convite o SENHOR: “Examine-se a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice”

No amor de CRISTO,
Pastor Jackson Roberto Rondini